PDF

FIEMA é homenageada na Câmara Municipal de São Luís pelos seus 50 anos de existência

SÃO LUÍS – Em sessão solene na Câmara Municipal de São Luís, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) foi homenageada, nesta quinta-feira, 25 de abril, pelos serviços prestados à sociedade ludovicense, em especial a classe empresarial na defesa de políticas públicas para a indústria, ao longo dos últimos 50 anos, celebrados em novembro do ano passado.

 

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, e os fundadores em atividade da federação, Carlos Gaspar e Jorge Mendes (conselheiro emérito da entidade) receberam certificados de honra, proposição do vereador Pavão Filho, que contou com a presença de autoridades, empresários, entidades empresariais, políticos e colaboradores do Sistema FIEMA.

 

O autor da homenagem, vereador Pavão Filho destacou a importância da atuação da FIEMA. “A Câmara de São Luís representa mais de um milhão de habitantes e nosso compromisso é com a qualidade de vida da população. Homenagear é reconhecer o papel que a FIEMA tem e os empresários que impulsionam, por meio da geração de emprego e renda esse desenvolvimento. A Câmara com muita justiça presta essa homenagem a FIEMA!”, disse o vereador que teve sua indicação aprovada por unanimidade.

 

Carlos Gaspar, um dos fundadores da FIEMA, ressaltou que esse é um momento ímpar na sua vida empresarial de mais de 60 anos. “Estou praticamente com 80 anos e me orgulho de ter participado com outros empresários do esforço da retomada da carta sindical da FIEMA, uma instituição de alta responsabilidade e respeitabilidade!”, destacou o empresário.

 

Para o conselheiro emérito, ex-presidente da FIEMA e também fundador da FIEMA, Jorge Mendes essa honraria lembra com saudade o trabalho do seu pai Bento Mendes. “É motivo de orgulho para esse caboclo do interior, nascido em Penalva. Conseguimos reerguer a nossa Casa que luta há 50 anos pela Indústria do Maranhão!”.

 

“Esse é o reconhecimento pelo trabalho que a FIEMA sempre teve em prol do desenvolvimento do Maranhão e da indústria. Ficamos felizes em sentir esse reconhecimento por parte da Câmara que reflete a sociedade como um todo!”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.

 

A mesa diretora foi formada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho, pelo 1º secretário, vereador Ricardo Diniz, pelo 2º secretário, vereador Pavão Filho, pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez, os fundadores da FIEMA, Carlos Gaspar, Jorge Mendes e Alberto Abdalla (in memoriam), representado pelo filho, Rachid Abdala Neto, o desembargador e vice-presidente do TRE-MA, Tyrone José Silva, o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, do Capitão de Mar e Guerra, Marcio Ramalho Dutra e Mello e do tenente-coronel do 24º Batalhão de Infantaria Leve, Luciano Freitas e Sousa Filho.    

 

HISTÓRIA- A primeira Federação das Indústrias do Estado do Maranhão foi fundada em 1954 com objetivo de proteger e defender os interesses da classe industrial, mas foi extinta em 1965 quando o governo militar cassou a carta sindical dela.

 

Em 1968, um grupo de empresários se organizou para restaurar a federação, que passou a integrar os Departamentos Regionais do Serviço Social da Indústria (SESI-MA); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA).

 

PRESENÇA – A sessão contou com a presença do 1º vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar, dos diretores da Federação, Cirilo José Campelo Arruda, Fábio Ribeiro Nahuz, João Neto Franco, José Orlando Soares Leite Filho, Leopoldo Moraes Rêgo, Luís dos Santos Lima, Pedro Robson Holanda da Costa, João Batista Rodrigues, Raimundo Nonato Pinheiro Gaspar, Rachid Abdalla Neto, Clynewton Dias dos Santos, Nayara Miranda Vasconcelos, Francina Rosa Freitas de Andrade e Celso Gonçalo (vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA), além do  diretor regional do SENAI, Marco Moura, do superintendente da FIEMA, Diogo Lima, da superintendente do BASA, Patrícia Barbieiro, do presidente da ACM, Felipe Mussalém, do diretor da Fecomércio, Mauricio Aragão Feijó, do superintendente da FECOMERCIO, Max de Medeiros,  do diretor superintendente do SEBRAE-MA, Albertino Leal, do diretor técnico do SEBRAE-MA, Mauro Borralho de Andrade, do diretor da Alumar, Helder Teixeira, do diretor da FAEMA, Emerson Macedo, da diretora regional do SESC-MA, Rutineia Amaral Monteiro, do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (COMDES), Dorgival Pereira, do secretário de planejamento da Prefeitura de São Luís, José Cursino, assim como os vereadores, Marcial Lima, Chaguinhas e Sá Marques.