PDF

Expo Indústria reúne autoridades, entidades de classe e público em abertura

SÃO LUÍS – “O Maranhão tem potencialidades que fascinam os investidores e atraem empreendimentos para o seu imenso território”, ressaltou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, sobre a capacidade de crescimento do setor industrial na economia maranhense, na abertura oficial da terceira edição da Expo Indústria Maranhão 2019, na noite da quarta-feira, 6 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos. Segundo Baldez, “a construção do futuro da nossa indústria caminha pela intensificação da inovação e a sua inserção na Indústria 4.0 e de alternativas que a conecte as grandes transformações e tendências dos consumidores mundiais”.

Realizada pelo Sistema FIEMA, com correalização do Governo do Estado e Sebrae-MA, a Expo Indústria 2019 se consolida como a maior feira multissetorial do Nordeste, e estima receber, até o dia 8 de novembro, um público de 15 mil pessoas. A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas, entidades de classe, lideranças, imprensa e público em geral.

Este ano, a feira atenta aos avanços e tendências da Nova Era da Indústria e desenvolve os pilares - Indústria Criativa, Indústria 4.0 e a Economia Digital e Infraestrutura: Logística e Energia. Em um espaço de 11.482 m², e uma programação repleta de atividades para receber o público. Os espaços da Arena, Plenarium, Oficina de Novos Negócios, Food Lounge (Festival de Food Truck), Expo Party, Rodada de Negócios, Arena Robótica, Salas Multiuso, estão entre as atratividades da Expo Indústria 2019.

“Aqui neste evento encontramos a diversidade da indústria maranhense em um só lugar. As estimativas projetam a realização de milhões em volume de negócios, público de milhares de visitantes e a geração de mais de 500 empregos, diretos e indiretos”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Antônio José de Moraes Souza Filho, que participou da abertura em São Luís, representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, enalteceu as atratividades e a tecnologia da Expo 2019. “Graças ao esforço, à dedicação e ao prestígio do companheiro Baldez, esta exposição, já em sua 3ª edição, ocupa importante espaço na agenda da indústria brasileira. O setor industrial é a principal fonte de progresso tecnológico e de inovação, gerando impactos positivos nos demais segmentos da economia”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, ressaltou que a entidade sempre foi correalizadora da feira e não poderia deixar de estar junto ao Sistema FIEMA nesse empreendimento. “A indústria tem um papel importante na economia do Maranhão e as micro e pequenas indústrias são nosso público-alvo. Não poderíamos deixar de participar. Por isso, estamos trazendo mais de 30 ações em nosso estande, voltadas para capacitação, qualificação e inovação”, afirmou.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo destacou que o Maranhão tem buscado equilíbrio e atenção ao mercado em desenvolvimento, mesmo com a economia do país passando por dificuldades, e destacou a coragem do presidente Baldez em realizar a Expo Indústria. “Em 2015, 2017 e agora em 2019 nós conseguimos fazer um evento que tem superado as expectativas dos expositores, dos participantes e da classe empresarial maranhense”.

ATRATIVIDADES – A primeira noite foi marcada por eventos simultâneos, palestras, debates e integração. No espaço Plenarium, a palestra de Gil Giardelli, envolveu o público presente, discutindo a temática - Designing your life - O futuro do talento. Giardelli é professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação radical, sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro. Logo após a palestra, Giardelli, integrou o painel ‘Engenheiros 4.0’, que retratou como a tecnologia promete elevar a eficiência dos sistemas de produção ao torná-los cada vez mais autônomos, inteligentes e customizáveis. Além do Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão, que reuniu 200 pessoas e inaugurou o espaço no primeiro dia do evento.

No espaço Arena, a programação dispôs ao público as palestras ‘Gerenciamento Ágil SCRUM no dia a dia’, ‘Jogos sérios e realidade virtual - Colaborando no cenário industrial’, e o debate ‘A obrigação legal da inclusão de pessoas com deficiências e o reflexo na produtividade da indústria’. Já na sala multiuso foi realizada a palestra ‘Energias oceânicas – Corrente de maré e gradiente de maré: potencial da baía de São Marcos’.

A Expo Indústria 2019 tem como um dos objetivos promover um ambiente perfeito para a geração de novos negócios, apresentar as tendências e tudo que há de relevante no setor da indústria, e é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A feira conta com o patrocínio da Alumar, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Dom Bosco, Emap, Eneva, PDF, Suzano, UNDB, Vale e VLI.

SEGUNDO DIA – A programação da Expo Indústria 2019 segue até o dia 8. Integrando a agenda do presidente, como parte da feira, Edilson Baldez recebe na manhã desta quinta-feira, (7), na Casa da Indústria Albano Franco, a visita da comitiva Taitra Taiwan Trade Center, que tem por objetivo prospectar negócios, fortalecer parcerias e projetos comerciais e institucionais entre a indústria maranhense e Taiwan (Ásia).

Neste segundo dia de Expo, 7, no espaço Plenarium, inicia às 17h, com o segundo dia do Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão e segue com o ciclo de palestras a partir das 19h, e com as temáticas ‘Atividade industrial e contribuições da Suzano S.A. na produção industrial do Maranhão’, ‘Oportunidades e Tendências da Indústria Criativa Brasileira e a palestra ‘O Segredo das Empresárias de Alto Impacto’.

Na Arena, ocorrerão, a partir das 17h, talks, conferências de curta duração e debates, com ênfase nos temas ‘Os desafios do reparador automotivo com a eletrificação veicular’, ‘Investir em pontos fortes - O caminho da vitória – com Virna do Vôlei’, e ‘Transformando as empresas pela inovação’.

A programação nas Salas Multiuso contará com os debates ‘Gargalos e soluções para a indústria do Maranhão’ e Indústria 4.0 e o futuro do trabalho. O ‘Encontro de Oportunidades entre empresários maranhenses e Taiwan (Taiwan Trade/Taitra)’ será realizado no estande institucional do PDF, às 19h.